• Universidade Livre Despertalista

MANIFESTO DE REPÚDIO A FALA DE JULIO CAMPOS

 

REPÚDIO A FALA DE JULIO CAMPOS, PRESIDENTE DO SINTENRJ À CERCA DOS CURSOS MINISTRADOS PELA UNIVERSIDADE LIVRE DESPERTALISTA.


Eu, David Jansen Pinheiro Pecis, Psicólogo, Licenciado em Psicologia, Pós-Graduado em Saúde Mental, Psicanalista com Formação Psicanalítica, Terapeuta Holístico formado pela Universidade Castelo Branco, Professor Universitário com mais de 15 anos de experiência em Docência, Membro de diversas Associações e Sociedades na área da Saúde Mental e Terapias Complementares e Diretor-Presidente da Universidade Livre Despertalista, esta por sua vez, instituição idônea, que atua há anos da área da Educação Profissional com cursos presenciais na área das Terapias Holísticas, já tendo formado um cem número de profissionais que hoje atuam no Mercado de Trabalho, muitos dos quais, foram respeitosamente indicados para o SINTENRJ, mesmo sabendo que o tal “sindicato” ainda não possuía Carta Sindical, mas que como forma de unir forças em prol das Terapias Holísticas no Estado do Rio de Janeiro sempre buscou privilegiar este, em detrimento de outros já devidamente reconhecidos como Entidades Sindicais pelo Ministério do Trabalho.

A Universidade Livre Despertalista, possui moral ilibada e reconhecimento por inúmeras pessoas e instituições da sociedade civil, sem jamais ter encarado nenhum único processo judicial por descontentamento de alunos, seja lá porque motivo for, e que por tudo isso, dispensa comentários.

Esta manhã recebi um telefonema desesperado de uma aluna informando que ao ligar para o SINTENRJ e falar diretamente com seu Presidente o Sr. Julio Campos, o mesmo havia lhe tecido comentários muito ruins à cerca da instituição ULD e desmerecendo os CURSOS LIVRES oferecidos pela mesma, enfatizando de forma negativa o fato de oferecermos cursos na modalidade EAD, como se isso desabonasse nossa conduta e boa formação, sem sequer conhecer nossa metodologia e julgando de forma preconceituosa nosso trabalho.

Vale ressaltar que nos conhecemos pessoalmente, e, ele sabe de meu caráter e zelo para com as coisas que me proponho a fazer, e se assim não fosse, como sou uma pessoa pública, conhecido por lecionar em diversos Estados Brasileiros, com uma infinidade de perfis em redes sociais e informações diversas sobre mim em sites na internet sem nunca ter tido nenhum comentário que maculasse minha imagem ou do meu trabalho, muito pelo contrário, o que se observa são elogios de todos os que tive o privilégio de lecionar.

Nossa Instituição é cadastrada no CNPJ, somos cadastrados no CNPq para futuro desenvolvimento de linhas de pesquisas nas áreas da Psicanálise e Terapias Complementares, somos cadastrados no Departamento de Economia e Assuntos Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU) em função de nossa atuação social e trabalho assistencialista com atendimento social e cursos populares, além de possuir convênio com diversas instituições de Ensino Superior no Brasil , a exemplo da Universidade Castelo Branco, FACETEN e outras.

Já no que diz respeito ao SINTENRJ e a pessoa do Sr. Julio Campos não podemos dizer que existe a mesma clareza e disponibilidade de informações, nem sobre o dito Sindicato que até hoje não apresentou o número da Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho, continuando na informalidade e mesmo assim recebendo valores de filiados como se tivesse o direito legal de representá-los, e, nem tampouco de seu presidente, que mesmo em uma base de dados tão poderosa como a do Google não se consegue encontrar nada substancial sobre sua pessoa, seu currículo, formação e experiência, enfim.

Sobre as alegações de que a ULD oferece cursos LIVRES na área de Terapias Holísticas, isso chega a ser aviltante para com toda a classe dos Profissionais Terapeutas, pois desde sempre a Formação do Terapeuta Holístico, assim como a do Psicanalista, é de caráter livre, de forma que mesmo sendo realizados por Universidades, como a exemplo da Universidade Federal de Viçosa, continuam sendo cursos de Extensão e Aperfeiçoamento, ou seja, LIVRES, pois qualquer indivíduo pouco informado sobre as questões da Educação Nacional sabe que o MEC só reconhece e fiscaliza cursos de Graduação Superior, logo as Extensões, Cursos de Férias, Cursos de Aperfeiçoamento, não sendo Graduações, não estão sob responsabilidade do MEC.

TODOS OS CURSOS DE TERAPIAS HOLÍSTICAS E DE PSICANÁLISE SÃO LIVRES, qualquer um que duvidar, informe-se no Portal do Cidadão no site do MEC.

Outra alegação desrespeitosa para com os avanços conquistados pela Educação no Brasil e no Mundo foi a fala infeliz de que cursos em EAD não formam profissionais de qualidade para o Mercado de Trabalho.

Pergunto, o digno presidente do suposto sindicato de terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (digo suposto até que eu veja o número da Carta Sindical e possa comprovar no Ministério do Trabalho sua autorização para representar a classe, até lá, são apenas uma empresa comum) conhece nossa metodologia de ensino?

Ele sabe que nossa instituição exige horas de atividade prática supervisionada, que quando não são realizadas em nosso Consultório Social, devem ser realizadas em instituições conveniadas? Ele tem conhecimento que no Brasil e no Mundo a cada dia que passa a EaD ganha terreno e prova sua competência em promover educação de qualidade?

Quando apontado sobre a infinidade de Universidades, inclusive federais que oferecem cursos de Graduação, Extensão, Pós-Graduação e até mesmo Mestrado à Distância, o digno colega terapeuta alegou que ele reconhece isso, só não aceita que cursos de atenção à saúde sejam oferecidos nessa modalidade, inclusive usando de sarcasmos ao desmerecer o método educacional.

Gostaria de apresentar pelo menos 2 links que poderão ser acessados para avaliar a abrangência que a EaD já conquistou em diversas áreas do saber, incluindo a área da Medicina, da Psicologia, Enfermagem e outras, tanto no Brasil como fora dele:

 

Isso sem mencionar o fato de que o Sr. Presidente do SINTENRJ anda convidou nossos alunos pra fazer cursos lá no Sindicato, algo que por si só já é esdrúxulo, pois um sindicato não é uma instituição de Ensino e apenas por isso não deveria dar cursos de nenhuma espécie, mas como se não bastasse, ainda alegou que os cursos de lá são reconhecidos...rs

Eu pergunto: por quem? Porque certamente não é pelo MEC, afinal nem a Universidade Federal de Viçosa, tão superestimada pelo Sr. Julio Campos, e, com a qual este “sindicato” diz possuir parceria oferece, curso de Graduação em Homeopatia, sendo apenas um curso de Extensão Universitária, ou seja, UM CURSO LIVRE, na modalidade presencial, no Rio de Janeiro apenas através de um parceiro em Petrópolis, restando a UFV apenas emitir os Certificados. Informações obtidas diretamente com o próprio Prof. Vicente Casali, Coordenador do Departamento de Fitotecnia da UFV e Coordenador do Programa de Extensão Universitária em Homeopatia. Na dúvida, informem-se através do telefone (31) 3899-1136.

Para saber um pouquinho mais sobre o curso e para o que ele habilita o aluno, podem acessar o link:

 

Ou seja, toda a fala do Sr. Julio Campos é infundada e fundamentada em mentiras, com intuito de prejudicar instituições sérias e enganar pobres alunos desavisados, que desconhecendo as Bases da Educação Nacional, acredita quando alguém que, em teoria, sabe o que está dizendo, resolve ser desleal.

Sinto muito porque eu esperava mais dele, na verdade eu tenho a péssima mania de julgar todo mundo com base na minha própria conduta, bom é que hoje em dia eu não me frustro nem me surpreendo tanto com a falta de caráter das pessoas.

O que ocorre é que infelizmente, no decurso de um processo de desenvolvimento, algumas pessoas fazem, enquanto outras criticam.

Foi assim ao longo de toda nossa história e não será diferente conosco, a Universidade Livre Despertalista está fazendo a diferença, e quem quiser criticar tem esse direito, afinal, a Constituição Federal diz no item IV do art. 5º "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;”, então, se for manifestar seu pensamento contrário ao nosso, o faça de forma ética e respeitosa, não fique por aí falando mal de nosso trabalho pra nossos alunos escondido por trás de uma linha telefônica, pois se isso persistir, nosso Departamento Jurídico será obrigado a tomar as medidas cabíveis.

A Universidade Livre Despertalista sempre diz a verdade, nossos Cursos de Formação e Capacitação Profissional em Terapias Holísticas são livres, nossa equipe técnica altamente capacitada, nossas estruturas físicas atendem aos critérios de qualidade e conforto, nosso conteúdo programático é desenvolvido visando formar um profissional pronto para encarar o Mercado de Trabalho e ao final, se aprovados, nossos alunos terão pleno direito de realizar suas atividades profissionais dentro da legalidade.

Agora recomendo, se for se filiar a algum sindicato ou associação, escolha uma instituição mais idônea que este para qual este manifesto se refere.

Não precisamos mentir dizendo que somos algo que não temos sequer autorização para ser ou que nossos cursos (que nem deveriam ser dados) possuem um reconhecimento que nem sequer existe.

Nós somos a Universidade Livre Despertalista e nossa moral nos precede.

Sem mais para a ocasião,

 

Prof. Dr. David Pecis

Diretor-Presidente